sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Um Interessante Projeto De Arquitetura Para Casas Populares

O escritório de arquitetura Mima, de Portugal, é responsável por um dos projetos para casas populares de baixo custo mais interessantes dos últimos tempos. Um retângulo de 36 m2, com grandes janelas por todos os lados. Nesse espaço as paredes podem ser adicionadas a qualquer momento, pelo próprio morador, tanto por dentro quanto por fora da casa, criando novos cômodos ou simplesmente aumentando a privacidade da residência. E tem o preço de um carro popular.
A Mima House é uma casa pré-fabricada, de construção rápida e barata. O segredo está nas muitas possibilidades de criação e customização de cada casa, apesar do método padronizado de construção.
A casa é estruturada por vigas e colunas. Nas laterais as janelas de vidro subdividem o espaço em módulos de 1,5x3m, com molduras de madeira que têm dobradiças e se abrem como portas. 
O interior consiste em uma grade regular de 1,5m2, cujas linhas intermediárias deixam lacunas para serem preenchidas por paredes internas, que podem ser adicionadas sempre que necessário. Um espaço subdividido pode ser substituído por um espaço aberto e vice-versa.
A inspiração dos arquitetos é a arquitetura japonesa, o perfeito paradigma de leveza, flexibilidade, conforto e linha agradáveis. Além disso, o tradicional método de construção japônes também é parecido com o da Mima House. Era baseado em espaçamentos regulares de colunas, conhecidos como ken e os elementos construtivos (telas shoji, painéis fusumi e tatamis) podiam ser encaixados, como peças de um quebra-cabeça.
O resultado é uma casa rápida de produzir, barata, flexível, leve e com um design sofisticado, de acordo com o estilo de vida da sociedade atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário