quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Detalhes de fachadas

Uma das grandes dúvidas de quem está construindo ou reformando a casa é na hora de definir os acabamentos da fachada.
Em alguns casos, o que é o ideal, o projeto da casa já foi pensado com alguns recursos favoráveis à fachada, com esquadrias, vãos e aberturas que contribuem para um desenho mais interessante. Outras vezes, o desenho não tem grandes atrativos, e a fachada deve ser resolvida com outros elementos que dão charme e beleza.
Defina algum ponto de partida. Veja muitos projetos e descubra qual o seu estilo e as características que mais te agradam. Sua casa vai ou não ter telhado aparente? Para mim, esta escolha já define alguns itens. Casas com telhado geralmente são tradicionais, clássicas ou rústicas. Casas sem telhado são mais contemporâneas, modernas ou minimalistas. Não é regra definida, mas é maioria.
Independente da sua escolha, existem vários tipos de acabamentos possíveis para todos os estilos. Os mesmos materiais podem ser usados de maneiras diferentes criando efeitos surpreendentes. Neste momento a minha preferência está nasdiferentes texturas (pintura , textura, pedra, tijolinho, madeira) usadas comiluminação direcionada.
Selecionei algumas imagens com ideias para te inspirar e deixar a sua casa ainda mais bonita!
Tijolinho aparente na fachada inteira com iluminação de baixo + porta de madeira + pórtico com pintura branca + detalhes em pedra empilhada. Projeto Márcio Kogan, via site.
Pórtico em tijolo aparente + esquadrias em madeira que quando fechadas formam um painel cego. Lindo efeito, parece um que mostramos aqui! Projeto Márcio Kogan, via site.
A cobertura de acesso a porta principal recebeu acabamento em madeira ripada e vidro. A parede em concreto aparente tem frisos marcados e iluminação no piso, o que destacou ainda mais o material. Projeto Nave Arquitetos Associados, via site.
——–> A textura no concreto aparente resulta da utilização de fôrmas feitas com tábuas de pínus de diferentes tamanhos e espessuras. Uma camada de silicone garante acabamento e proteção ao material. 
Uma solução interessante para quem prefere a privacidade e a segurança da fachada toda fechada. Aqui a fachada é de aço cortén com um portão que dá acesso a um hall de entrada com o muro é em pedra empilhada + piso em madeira + vegetação bem escolhida + iluminação no piso. Projeto Bernardes e Jacobsen, via site.
——–> Um outro projeto dos mesmos aquitetos e com a mesma ideia: uma moderna casa em São Paulo.
Casa com fachada composta por vários caixotes revestidos em madeira. Numa das fachadas a madeira aparece na face externa; na outra, aparece em todas as faces internas (teto, parede, piso). Projeto Isay Wenfeld, via site.
Nesta varanda a fachada é em tijolo aparente + esquadrias em madeira ripada com tamanhos parecidos + pórtico em madeira.  Projeto Raul Penteado, foto revista Casa Mix.
Casa com fachada toda branca e alguns detalhes em madeira, formando uma faixa. Na foto mais de perto deu para ver que alguns detalhes foram feitos com frisos em baixo relevo. Projeto Aline Cangussu e Mário Figueiredo, revista Casa Mix.
Vários volumes e vários acabamentos: pintura branca + pintura vermelha + concreto aparente. Projeto Alice Martins e Flávio Butti, revista Arquitetura e Construção Dez. 2010.
Este é um caso que o projeto por si só é lindo e que seria difícil deixar esta fachada feia! Mas o tchan ficou por conta do acabamento escolhido: acho que é mármore travertino bruto assentado como tijolinho. Foto: Arch Daily.
Duas casas estreitas e geminadas com acabamentos parecidos: esquadrias em madeira + pintura tipo concreto aparente. Projeto Nave Arquitetos Associados, via site./ Projeto Ana Spina, site Casa.
Um belo painel de madeira foi colocado na parede e no teto deixando a área da churrasqueira super valorizada. Foto Contemporist.
casa de praia em Paraty teve uma das fachadas feitas em concreto aparente texturizado. Projeto Márcio Kogan.
O frontão e as colunas, típicos do estilo neoclássico, dão imponência à fachada da casa. Projeto Roberto de Pace, foto revista Casa Mix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário